sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rápida opinião sobre a questão da água

Não sei se considero interessante ou preocupante o que está ocorrendo no Vale do Itajaí, em diversos munícípios, com a falta de água. Eu, particularmente fiquei preocupado. Minha família e a de todos com quem pude interagir, sentiram-se bastante prejudicados. Se não chove falta água, mas se chove corremos o mesmo risco, com ou sem enchente. O que se pode fazer? Se conformar, comprar água mineral e levar a nota para a CASAN? 
Imagem meramente ilustrativa colhida por link direto
http://www.nogome.com/nogome/archives/cat_hardware.php
De acordo com a imprensa, o índice de turbidez da água do rio Itajaí chegou a 9.000 unidades (índice de sujeira), enquanto a CASAN e SAMAE tem capacidade de lidar com um máximo de 3.000 (o normal é de 400 a 500 unidades). Ou seja, nossa estação de tratamento apresentou um grande limite para tratar o que bebemos, e o triste é que o rio tem vontade própria. Ou a condicionamos? Quer dizer então que, além do medo do desmoronamento e das cheias, de agora em diante quando chover rio acima também não sabemos se teremos água? 
De qualquer modo há taxas que continuam sendo cobradas, mesmo sem receber o produto. Sem problemas se se estivermos em busca de soluções ambiental e socialmente corretas para o curto, médio e longo prazos. A dúvida é se haverá proatividade para que isso não mais ocorra. Do ponto de vista dos direitos dos cidadãos, não se pode admitir que falte água, ar, espaço, voz e quaisquer meios elementares à dignidade da vida. A impressão que se tem é que o tema foi abordado com muito conformismo. Com todo respeito aos nossos representantes, entendo que a ética reserva espaço para a radicalidade quando  o tema mostra-se sensível à vida e à dignidade. Realmente estamos nos mostramos tolerantes, o que não necessariamente é sinônimo de boa cidadania.
Para além da lógica mercantil, o sistema revelou uma fragilidade que coloca em questão a nossa capacidade técnica de prover a população deste bem público tão importante como o ar que respiramos. Vamos acompanhar.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Iniciativa interessante em Viçosa

Este tipo de caminho é bastante interessante, e atrativo às novas gerações de estudantes. Vamos apendendo! (é só clicar)
Iniciativa profa. Fernanda Machado Freitas UFV

sábado, 22 de janeiro de 2011

Desenvolvimento Regional Sustentável: Artigo sobre urbanização e desastres naturais

Desenvolvimento Regional Sustentável: Artigo sobre urbanização e desastres naturais: "Contra desastres naturais, mais democracia no espaço urbanoPOR MÔNICA NOGARA, EM 20.01.11 O início da urbanização ocorreu em beiras de rios ..."

Núcleo de Inovação Tecnológica da FURB: Núcleo de Inovação Tecnológica discute desenvolvim...

Núcleo de Inovação Tecnológica da FURB: Núcleo de Inovação Tecnológica discute desenvolvim...: " Apresentação do Sinapse 2010 Na semana global do empreendedorismo, que aconteceu de 15 a 21 de novembro, o Núcleo de Inovação Tecnológi..."

CONTABILIDADE, FINANÇAS E ATUALIDADES: Portal periódicos da Capes - Como usar

CONTABILIDADE, FINANÇAS E ATUALIDADES: Portal periódicos da Capes - Como usar: "O portal de periódicos da Capes é uma iniciativa da Capes de disponibilizar, de maneira gratuita, as mais avançadas bases de dados mundiais ..."

....

Boa tarde a todos. A criação deste blog, em janeiro de 2011, integra um conjunto de iniciativas relacionadas à inserção social e a socialização da produção científica e dos professores do PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Este blog é usado como complemento Às ferramentas midiáticas governamentais oficiais (CNPq, CAPES etc), ainda em estágio lento de desenvolvimento, face às necessidades que novas mídias como esta conseguem responder.Neste caso, específico, dos professores vinculados ao nosso Núcleo de Políticas Públicas - NPP, a começar por mim, serão disponibilizadas informações sobre estudos em andamento e concluídos, obras publicadas, em um conjunto de páginas eletrônicas criadas pelos integrantes do NPP, demonstrando o compromisso do PPGDR e da Universidade Regional de Blumenau com Ensino, Pesquisa e Extensão de qualidade.
Além do cotidiano profissional, não faltará espaço, neste blog, para temas pelos quais somos apaixonados, pois nem só de ciência vive o homem.
Àqueles interessados em interagir, sugerir e compartilhar suas opiniões e afinidades, sejam bem vindos. Aos que encontram-se avançados com este tipo de iniciativa, tenham aqui um seguidor ávido por aprender e melhorar.
Um forte abraço,

Prof. Oklinger